Um dos países mais lindos – talvez “o” mais lindo – que já estive. Tudo parece ter saído de um conto de fadas na Islândia: desde as paisagens, até os animais e as pessoas que encontramos por lá. Tudo carrega uma história, daquelas onde não falta magia e um final interessante. 

Em setembro de 2024, à convite da Iceland Luxury Expeditions (ILE), pousei em Reykjavik (capital islandesa). A ILE é uma agência de turismo especializada em roteiros de luxo no país. Além de personalizar cada etapa da viagem para cada cliente, oferece as melhores opções de transporte para as aventuras. Ao longo de 10 dias, conheci a Islândia de carro, barco e helicóptero (solicite o orçamento da sua jornada nórdica no site da ILE).

Experiências oferecidas pela agência de turismo de luxo ILE | Fotos: Halldór Jóhannesson - ILE

Começando pela parte terrestre, de carro fomos a duas fazendas para acompanhar a procedência de alguns produtos islandeses. A primeira delas foi a Efstidalur, produtora de laticínios como sorvetes e skyr (“iogurte” típico do país que, na verdade, é feito com um processo de fabricação de queijo). As vacas eram visivelmente bem cuidadas e viviam tranquilas na propriedade. Na sequencia fomos à fazenda de tomates Friðheimar, onde o cultivo é feito dentro de estufas, abastecidas com energia proveniente das águas termais de um vulcão. As plantações na Islândia não levam agrotóxicos e abelhas são utilizadas para manter o equilíbrio do ecossistema.

Fazendas de tomate e de laticínios que prezam pelo frescor e qualidade | Foto: Friðheimar & Efstidalur

Uma experiência que vale muito a pena é andar de helicóptero. Do céu, é possível avistar geleiras, crateras, desfiladeiros, vulcões e muito mais. As cavernas também são muito interessantes. Em algumas delas é possível provar alimentos locais. Provei whisky islandês e um churrasco de cordeiro durante passeios em algumas delas.

Passeio de helicóptero e degustação de whisky/cordeiro em cavernas | Fotos: Gabi Rossi, Eimverk Distillery

As águas da Islândia são extremamente limpas e potáveis. Participei de um snorkel em Silfra (fissura entre as placas tectônicas da Eurásia e América do Norte). A roupa especial não nos deixa passar frio na água gélida a 2 graus celsius e a visibilidade da água cristalina é de mais de 100 metros.

Snorkel na fissura de Silfra com roupa especial que protege a temperatura corporal | Foto: Gabi Rossi

Ainda explorando a parte aquática, fiz um passeio de barco em busca das majestosas baleias jubarte. Focas graciosas foram avistadas à beira mar e, adentrando o oceano, fomos recebidos por um grupo de jubartes. O tamanho dos animais é impressionante, podem chegar a medir até 16 metros de comprimento.

As baleias-jubarte ficam bem próximas dos turistas enquanto saltam | Foto: Todd Cravens

Após tantas aventuras, repomos as energias em alguns dos melhores restaurantes do país. A comida nórdica é rica em vegetais, cordeiro, peixes e hortaliças. Entre alguns restaurantes que amei conhecer estão: os restaurantes dos hotéis Geysir and Húsafell, o aconchegante self-service Tjöruhúsið e o bistrô Sjávarpakkhúsið.

Sjávarpakkhúsið 2
Alguns dos pratos deliciosos do menu degustação do restaurante Sjávarpakkhúsið | Foto: Sjávarpakkhúsið

Por fim, mais não menos importante, consegui realizar o meu sonho de ver a aurora boreal. Consegui avistá-la em solo em três noites. Se você tiver ainda mais sorte, poderá avistá-la até mesmo enquanto navega pelos mares nórdicos. Os meses A melhor época para conferir esse incrível espetáculo da natureza na Islândia é entre os meses de setembro e outubro ou entre março e abril.

jonatan-pie-7FfG8zcPcXU-unsplash
Aurora Boreal avistada na Islândia | Foto: Jonatan Pie

Resumindo: minha jornada islandesa não poderia ter sido melhor! Agradeço a ILE pelo roteiro que mesclou sabores e experiências náuticas. Não vejo a hora de poder retornar ao país para desfrutar ainda mais das tantas belezas. Não deixe de colocar o destino na sua Bucket List, é um lugar sem igual e que deixa muitas saudades!

E, claro, para que toda esta experiência seja tranquila e com muita segurança, não se esqueça de optar pelo seguro viagem ideal para o destino escolhido. Eu conto com a GTA Travel Assistance, que oferece planos que cobrem desde a perda de bagagem até despesas médicas. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para contratar.